BBC PROMS: MÚSICA CLÁSSICA NO ROYAL ALBERT HALL POR £5 *

 

Royal Albert Hall é o palco dos concertos diários de música clássica que acontecem durante o “BBC Proms“, auto-denominado o maior festival de música clássica do mundo, que se repete todos os anos no verão desde 1895. O principal objetivo do Proms, desde seu início, é proporcionar ao público música de excelente qualidade a preços acessíveis. Em 2014, as apresentações aconteceram no período de 18 de julho a 13 de setembro, com uma programação bem variada,

Os ingressos têm preços variados conforme a programação e o lugar no teatro. A compra pode ser feita diretamente no site do teatro.  Mas o mais interessante deste evento é que, todos os dias, são colocados à venda cerca de 500 ingressos por apenas 5 libras cada para assistir ao concerto em pé. São duas áreas do teatro designadas para esse público: arena e galeria. A arena é na verdade o melhor lugar do teatro, de cara para o palco. A galeria já é lá em cima, mas por outro lado, de lá é possível ter uma visão panorâmica espetacular:

A prática de assistir aos concertos em pé é chamada de “Promming” e funciona assim: os ingressos são colocados à venda diariamente duas horas e meia antes do início do concerto. Esses ingressos não podem ser reservados com antecedência, devem ser comprados pessoalmente, com dinheiro, nas portas 10 (para a galeria) e 11 (para a arena) do teatro. Algumas horas antes do início da apresentação, dependendo da popularidade do programa da noite,  forma-se uma fila nas portas para a compra dos ingressos.  Quarenta e cinco minutos antes do início, os “Prommers” são admitidos no recinto do teatro.  Quem chega depois deste horário, ou quem sobra na fila depois que os ingressos do dia se esgotam, têm de voltar para casa.

A última noite – Foi no sábado, 13 de setembro de 2014 às 19:30

O concerto da última noite é um espetáculo à parte. A compra dos ingressos é decidida por sorteio com bastante antecedência. Mesmo os ingressos de £5 são vendidos em data diferente, e as filas para entrar se formam com muita antecedência, com alguns mais afoitos esperando desde a noite anterior para pegar um bom lugar.

É realmente uma noite especial, em que o público leva bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido e participa do show cantando, junto com a orquestra e coro da BBC, músicas tradicionais que relembram o passado glorioso da nação. Entre elas, grandes clássicos como Rule BritanniaLand of Hope and GloryJerusalem e, logicamente, o hino nacional God Save the Queen.

Última Noite no Hyde Park

O concerto da última noite do Proms já se tornou tão popular que ultrapassou os limites do Royal Albert Hall.  Além de ser transmitido ao vivo pela BBC, são programados eventos cobrindo o show em várias partes da Inglaterra, sendo que o mais popular ocorre no Hyde Park, em Londres. Os organizadores neste ano realizaram 5 horas de entretenimento e música ao vivo culminando com a transmissão em telões do concerto do Royal Albert Hall e um show de fogos de artifício. (…)

Eis aí um belo exemplo de divulgação de música clássica que poderia ser seguido em cidades de nosso país. Nosso grande pianista e maestro João Carlos Martins – e certamente outros grandes músicos – já fizeram concertos para o grande público. A questão seria institucionalizar a divulgação junto às prefeituras. Alguém se habilita para tentar efetivar o programa?

Terminamos convidando os amigos a ouvir uma das músicas da Última noite do Prom 2014.

  • Fizemos leve adaptação no texto

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário