O PT QUER BOA EDUCAÇÃO?

 

 

Valter de Oliveira

Aparentemente sim, afinal o PT:

1. Sempre defendeu esta causa;

2. Colocou milhares ou milhões de jovens e adultos no ensino superior com a criação do ProUni; Fies; Programa Ciência Sem Fronteiras; criação de novas universidades federais, etc.

3. Vai aplicar grande parte do percentual dos royalties oriundos da exploração de petróleo (pré-sal) na área de educação.

Parcialmente verdadeiro. E isso só porque não há mentira absoluta.

Concedo que entre os militantes do PT haja um grande número deles que quer uma escola melhor e um ensino de qualidade. Posso até admitir isso na cúpula do partido desde que a educação seja entendida só no sentido técnico.

No entanto nego que o PT queira uma verdadeira educação porque:

1. O PT tem um conceito materialista e anticristão de educação. Daí sua defesa extremada do movimento LGBT e da “cultura da morte” (aborto, abertura para a eutanásia). O grande anseio petista – e de seus seguidores mais à esquerda – é transformar a educação em doutrinação. E já caminharam muito nessa linha!

2. O foco da luta pela educação no Brasil deve ser o ensino básico, sem descurar dos outros níveis. Não se pode fazer bons prédios e bons telhados sem alicerces, sem fundações sólidas. Caminhamos no sentido oposto ao da Coréia do Sul que, com sucesso, elevou o nível educacional de seus habitantes dando primazia ao ensino básico. Hoje é uma potência asiática.

No artigo de hoje vou focar apenas o ponto número 2.

Quem apoia a minha tese? Um ex-ministro de educação do governo Lula: Cristóvão Buarque. Na Revista Fórum Semanal (1) ele faz uma série de críticas às distorções feitas pelo PT ao Bolsa Família e afirma que elas conduziram a erros que nos fez perder 10 anos nos rumos de uma melhor educação. Leiam o que ele disse:

Fórum – Não é cedo para fazer uma avaliação dessas? Dez anos de programa, o senhor não acha muito pouco?

Buarque – Não, gente. Já é a segunda geração. Se a gente tivesse colocado os meninos de 5 anos em uma boa escola, hoje eles estariam com 20. (…). Não colocou e foi um erro mudar o nome de Bolsa Escola para Bolsa Família. A mãe que recebia esse dinheiro pensa, recebo esse dinheiro para que meu filho vá pra escola. A mãe que recebe o Bolsa Família, pensa, recebo esse dinheiro porque minha família é pobre. Foi um erro grave do Lula ter tirado a palavra escola. Se ele não queria o nome do Fernando Henrique, que colocasse “Renda Escola”, mas não “Bolsa Família”. Essas famílias pobres nem sabiam que havia escolas, passavam a ganhar para estudar, isso dava dignidade, isso dava compromisso. Perdemos.

A seguir Cristóvão Buarque explica porque Lula não deu importância à educação de base:

“Senti uma frustração em certo nível porque, de fato, o governo Lula não iria dar, como não deu, a importância à educação de base. O Lula fez uma opção e, quando me demitiu, disse, de certa maneira, indiretamente, que fazia uma opção pelo ensino superior. O Lula foi um bom presidente para o setor do ensino superior, fez dez universidades estatais, criou o ProUni.(…)

Pouco mais à frente Cristóvão pergunta:

Agora, veja bem, por que o Lula optou pelo ensino superior? É porque dá mais retorno político. Foi a sagacidade política dele que viu isso. Ninguém comemora uma escola a mais na cidade, todo mundo comemora uma universidade.(…)

E aí é o imaginário brasileiro com o qual o Lula se sintoniza muito bem.”

Em outras palavras meus amigos, Lula se preocupou com o ensino superior porque “dá mais retorno político”. Vamos ser mais diretos? DÁ VOTO!

Como o Lula é bonzinho, não é mesmo? E sagaz!

Aqui no site você tem a entrevista completa de Buarque. Nela você também vai ver que, na sua opinião, 10% do PIB aplicado na educação atual, como está montada, com os defeitos que tem é jogar dinheiro fora!

E ele completa:

E a nossa universidade está absolutamente superada. Não é porque falta dinheiro, é porque a concepção dela é velha”.

Aí está meus amigos. O PT deixou de lado a educação básica. Foi o ex-ministro de educação de Lula quem disse. Preciso dizer algo mais?

Fonte: http://revistaforum.com.br/digital/137/cristovam-buarque-colocar-10-pib-em-educacao-hoje-e-jogar-dinheiro-fora/

Notas:

1. A entrevista completa está no site. Para acessá-la clique aqui.

2. lei dos Royalties do Pré-Sal …destina 75% dos recursos para a Educação e 25% para a Saúde. (…) A previsão é que nos próximos 35 anos sejam repassados R$ 1,3 trilhão para a educação. Será? Fonte: https://www.pt.org.br/lei-dos-royalties-do-pre-sal-comemora-um-ano/

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário