AMBIENTALISMO, CAPITALISMO E UTOPIA

Valter de Oliveira

Nesta semana Marcelo Guterman fez duas postagens na sua página do FB sobre meio ambiente. Na primeira comenta artigo do NYT sobre as dificuldades criadas pela legislação norte-americana para construir linhas de transmissão de energia que precisam atravessar determinados territórios.

No segundo ele discute uma tese ambientalista muito em voga que defende que a humanidade é a grande inimiga do planeta. Humanidade que teria embarcado na onda capitalista que, com seu afã no crescimento econômico e na sua insaciável sede de lucros, só estaria prejudicando a todos nós.

Capitalismo x Socialismo. Terceira Via?

Tenho amigos sociais-democratas, conservadores e tradicionalistas que, a partir de outros pressupostos, são críticos do capitalismo. Os que são católicos afirmam que a Igreja também condena tanto a filosofia política liberal quanto sua expressão no campo econômico, ou seja, o sistema capitalista. Alguns chegam a afirmar que tanto o socialismo quanto o capitalismo são igualmente condenáveis.

Lembro que recentemente publiquei no claravalcister.com artigo e  programa do movimento político chamado “Comunhão Popular” que se afirma crítico do capitalismo e do socialismo com base  na Doutrina Social da Igreja. Convido seus articulistas a aproveitar o post de Marcelo Guterman para, de forma elevada, que sei que sabem manter,  discutirmos o assunto tanto de forma teórica quanto do ponto de vista prático. O convite vale também para liberais, conservadores e tradicionalistas.

Gostaria de ver como estudiosos do assunto conciliam seus pressupostos doutrinários com as necessidades e particularidades do mundo real.

A palavra está com os senhores. (2).

________________________________

Notas:

  1. http://www.claravalcister.com/doutrina-social-da-igreja/manifesto-da-comunhao-popular/
  • De preferência respondam no próprio site. Se alguém tiver dificuldade e responder pelo FB peço desde já autorização para coloca-los nos comentários do site. Muito grato….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário